sexta-feira, 20 de março de 2009

Lula, o Filho do Brasil!!!

Ontem assisti à gravação da cena do primeiro casamento do presidente Lula, rodada aqui em São Bernardo, na charmosa capelinha de Santa Filomena. Essa cena marcou o fim das gravações do filme "Lula, o Filho do Brasil", do cineasta Fábio Barreto, que concorreu ao Oscar com "O Quatrilho". O elenco presente demonstrou simpatia e muita satisfação em rodar um filme sobre Lula. Glória Pires, que interpreta dona Lindu, mãe de Lula, era toda simpatia e sua filha Cléo Pires (linda!) representou sua primeira mulher. Confesso que adorei assistir à toda "bagunça" criada para gravar uma cena de, no máximo, dois minutos.
Entretanto, o que mais me chamou atenção foi o ineditismo da empreitada. Esse é o primeiro filme sobre um presidente da república em exercício. O que muda tudo. Principalmente ao que se refere à época em que o filme será lançado, simultaneamente em toda América latina: início de 2010, ano de eleições presidenciais!
O orçamento do filme é relativamente alto para os padrões do cinema brasileiro. Foram cerca de 15 milhões de reais que Barreto (o pai, o também cineasta Luís Carlos Barreto) obteve sem subsídio municipal, estadual ou federal, na tentativa de evitar inevitáveis críticas. Não conseguiu. Não tem como não notar a providencial coincidência de datas, visto que a história de vida de Lula é recheada de momentos emocionantes, o que transforma o filme na receita ideal para aumentar e segurar qualquer popularidade e eleger seu sucessor, principalmente em meio a uma crise e em ano de eleição.
Bingo!

Nenhum comentário: