segunda-feira, 9 de março de 2009

Mega-críticos.

Às vezes me dá no saco crítico que normalmente, pra não falar apenas, só emite opiniões negativas. Que só enxerga as coisas ruins. Que mesmo em uma obra-prima, reconhecida inclusive por ele, depois de alguns elogios, lança seus inconfundíveis "mas". Ler textos assim, me faz pensar em coisas simples, mas importantes para pessoas como eu, que se aventuram a dar sua cara a tapa. Pois bem. Quem, quando e pq. essas pessoas receberam o aval para opinar sobre as produções alheias? O fato de se ter diplomas e falar línguas gabarita milhões de pessoas, por isso qual é o diferencial? Tem críticos por aí que se aventuram na música, no cinema, na literatura, na política e pra completar seu rico e vasto campo de reclamações, no futebol. Tudo ao mesmo tempo. Em uma única coluna. O que, claro, lhe dá uma grande margem para erros arrogantes. Faço justiça, é claro, ao lembrar que muitos deles sabem o dizem, apesar da exagerada acidez. E é exatamente isso que é um saco. Ler de uma só vez, críticas e reclamações, de uma só pessoa, da enjoo, mal estar mesmo. Cansa e ao contrário do que se pensa, ao manter-se a fidelidade de sua coluna, as pessoas tendem a querer contrariá-lo e não fazer coro a sua opinião. Nem pensar eu querer ir contra o que pensam os papas intelectuais. Imagina, longe de mim. Inclusive eu os leio. E às vezes até os respeito e os acompanho. Mas cansei de ler apenas massagres sobre obras muitas vezes vicerais. Parece-me que crueldade e despeito tem limite. Ou como minha tia diz: tá reclamando, vai lá e faz melhor!!

Nenhum comentário: