quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Se Machado de Assis fosse vivo...

Se Machado de Assis fosse vivo, estaria no mínimo, atônito!!!
Sua negritude colocava-o em condição de personagem principal em um cenário racista, escravocrata e permeado por todos os lados pelo mais duro preconceito. E lá estava ele, firme e forte. E o mais impressionante ainda para os dias de hoje, imagina para aquela época, é que Machado foi altamente reconhecido ainda em vida. Presenciou sua glória e mais, gostava dela.
Pois bem, hoje, depois de 100 anos de sua morte, Machado com toda certeza vibraria a vitória de Barack Obama como sendo sua também. E claro, de todos os negros que ainda hoje sofrem absurdos por causa de uma ignorância patológica.
Machado era monarquista. Então, provavelmente, se precisasse votar, não votaria no democrata Obama. Talvez nem no republicano McCain, mas de certo confirmaria a importância dessa conquista.
Gente, há apenas 53 anos uma senhora negra era presa nos EUA por não ceder seu lugar no ônibus à uma mulher branca!!!!!
Muitos não conseguem mensurar o que esta vitória representa. Mas caras como Machado, Luis Hamilton, o próprio Obama e muitos outros que são todos os dias julgados e colocados a prova por sua condição racial e social, sabem do que estou falando.
É tempo de mudanças... E que elas venham com a mesma energia que sentimos ao ver o emocionado Obama em seu discurso da vitória. Imagina o filme que passou por sua cabeça.
Com isso os Estados Unidos voltam a estar na moda. O anti-americanismo, pelo menos durante os próximos tempos, terá passado. E espero ansiosa que essa moda perdure se boa for.
E penso que Machado, se vivo fosse, lançaria sim seu olhar irônico sobre essa conquista. Imagina como seria genial uma crônica dele sobre essa nova moda chamada Barack Obama?
Então, marquem esse dia na agenda: 05 de novembro de 2008.
Estamos participando e presenciando um marco da história mundial. É de arrepiar!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Uau, fantástica sua reflexão! Adorei!!!
Beijinhos...Thais