segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ei, psiu, presta atenção!!!

Galera,
essa postagem é para chamar atenção de vocês para alguns assuntos culturais.
O primeiro é para lembrar-lhes de que essa semana, mais precisamente dia seis, acaba a tão falada Bienal de Artes, a Bienal do vazio. Acho interessante só pelo passeio. Então imagina um passeio com arte. Bom pra caramba né?! Por isso, com o preconceito deixado de um lado e a preguiça de outro, vá e volte com alguma opinião sobre a mostra. Mesmo que seja pra dizer que não gostou. Nada é unânime mesmo. Nem é essa a intenção. Na verdade, a idéia é: veja, reflita e divida sua sensação com sua esposa, marido, filhos e amigos. Garanto que vale a experiência.
Já na TV, semana que vem a promessa que aguardo ansiosa é a microssérie global "Capitu". Os que me conhecem sabem que sou amante de Machado de Assis. Por isso estou excitada com a idéia de que alguém da qualidade de Luiz Fernando Carvalho, outro caído de amor por Machado, apresente algo tão forte de nosso mestre da literatura, na televisão. Talvez a maneira como ele faz tv é que dificulte a audiência, mas em todos os casos, vale o convite.
Joaquim Maria Machado de Assis nos é apresentado na escola de maneira tão estúpida que ficamos com medo dele. Uma grande pena. Pois bem, para acabar com esse trauma, assistam à "Capitu." Mas assistam com um olhar maduro e não apenas com o olhar de quem quer um simples entretenimento. Na história de "Dom Casmurro", a qual serve de inspiração para série, Machado trata de assuntos tão fortes que vão além da possível traição de Capitu. Observem como é tratada a sexualidade de Bentinho, personagem principal, como é narrada a amizade entre ele e Escobar, como a religiosidade influenciava as relações da época, enfim, tantos assuntos e vários olhares. Só falta o seu.
Por fim, acaba dia sete a temporada de 2008 de Hamlet, com Wagner Moura, Tonico Pereira, Caio Junqueira, Carla Ribas, Georgiana Góes, Fabio Lago, Marcelo Flores, Gillray Coutinho, Claudio Mendes e Felipe Koury, no teatro Faap. História maravilhosa e elenco espetacular, apesar de um preço não tanto acessível assim(90,00), receita de um grande passeio. Já sei, pense que é um investimento intelectual. Fica menos pesado... rsrsrsrsrsr
Bom, galera as dicas são essas. Se usarem-nas, me diga o que acharam, ok?!
Beijos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é verdade, fui obrigada a ler Dom Casmurro, mas não entendi nada, e a única coisa que lembro é: "Capitu, olhos de ressaca". Ressaca de bebedeira ou ressaca do mar??? Vou assistir sim. Também estou super ansiosa, pq como uma brasileira que ama ler, sinto vergonha de não lembrar de nenhum dos livros da da nossa vasta literatura. Quem sabe depois da minissérie eu leio o livro. Tomara!!
Beijos linda, seu blog está cada vez mais legal.